Arkitema Architects revelou sua proposta vencedora para um novo centro de visitantes no Parque Nacional de Mols Bjerge, na Dinamarca. Situado ao lado das ruínas históricas do Castelo Kalø, o projeto inspira-se na paisagem do entorno, tendo a forma de uma colina suavemente inclinada.
"Nós não projetamos um edifício no sentido usual. Projetamos uma parte integrante da paisagem ", disse Poul Schülein, sócio da Arkitema Architects. "Espelhamos o ambiente montanhoso e estamos entusiasmados em continuar a trabalhar com este projeto emocionante."
O novo centro foi projetado para acomodar os aproximadamente 150.000 turistas que visitam as ruínas do castelo Kalø todos os anos em uma estrutura acolhedora construída de madeira e tijolo que se integra no cenário do Parque Nacional. Dentro do volume em forma de colina, dois níveis fornecerão uma área de exposição, um espaço de encontro para turistas, famílias e viagens de estudantes, e um restaurante que oferece vistas panorâmicas das Ruínas do Castelo Kalø.
Os dois níveis serão conectados por uma grande escada acessível que servirá como um ponto de encontro adicional. A escada continuará fora do edifício para fornecer opções de assentos ao ar livre.
O novo edifício estará localizado a apenas 500 metros de um outro projeto do Arkitema, a Casa da Caça, e representa a segunda comissão de centro de visitantes recente para o escritório, depois de ser premiado com o projeto do Hammershus Visitors Center em 2013.
Espera-se que o edifício seja aberto ao público em 2019.
Notícias via Arkitema Architects.